Receita de Torta Madalena Purê de Batata e Carne Moída por Rita Lobo
Rita Lobo ensina como fazer TORTA MADALENA. Com jeito de prato para a família, sabor de infância e ar retrô. É uma camada de carne moída temperada com molho inglês caseiro e feito na hora e uma camada de purê de batata.

Ingredientes:
Para o purê de batatas:
1 kg de batata asterix (cerca de 6 unidades)
1 ¼ de xícara (chá) de leite
¼ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino
2 colheres (sopa) de manteiga
1 louro
Noz-moscada ralada na hora a gosto
Sal a gosto

Para o recheio com carne moída:
500 g de patinho moído
1 cebola
1 cenoura
2 dentes de alho
3 filés de anchovas
½ xícara (chá) de ervilha congelada (cerca de 80 g)
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) da água do cozimento das batatas
1 colher (sopa) de shoyu (molho de soja)
1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
2 ramos de tomilho
1 pitada de cravo em pó
Azeite a gosto
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Queijo parmesão ralado fino a gosto, para polvilhar

Modo de Preparo:
Para o purê de batatas:
-Descasque, corte as batatas em pedaços médios e transfira para uma panela. Junte 1 colher (chá) de sal, a folha de louro, cubra com água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, diminua o fogo para médio e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos até ficarem macias – espete com um garfo para verificar. Enquanto isso, aproveite para separar os ingredientes do recheio.
-Assim que as batatas estiverem cozidas, desligue o fogo e reserve 2 xícaras (chá) da água do cozimento para utilizar no recheio. Passe as batatas pelo escorredor e deixe por alguns minutos para secar. Enquanto isso, coloque o leite numa jarra de vidro e leve para rodar no micro-ondas por cerca de 1 minuto para aquecer – esse é o truque para o purê não empelotar.
-Sobre a panela seca, passe as batatas ainda quentes pelo espremedor. Volte ao fogo médio e acrescente o leite aquecido aos poucos, mexendo com o batedor de arame para ficar cremoso. Junte a manteiga e misture até derreter. Desligue o fogo e misture o queijo ralado. Tempere com noz-moscada a gosto, prove e ajuste o sal. Transfira para uma tigela e reserve.

Para o recheio com carne moída:
-Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Com um pedaço de papel toalha, espalhe uma camada bem fina de azeite num refratário de cerca de 30 cm x 20 cm. Descasque e passe a cenoura pela parte fina do ralador. Descasque e pique fino a cebola e o alho.
-Leve ao fogo médio uma panela média para aquecer. Regue com 1 colher (sopa) de azeite e junte a carne moída. Tempere com uma pitada de sal e polvilhe com a farinha de trigo. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos até a farinha dourar e a carne cozinhar – mexa de vez em quando com uma espátula para soltar a carne moída.
-Transfira a carne dourada para uma tigela e mantenha a panela em fogo médio. Regue com mais ½ colher (sopa) de azeite e acrescente a cebola. Tempere com sal e refogue por cerca de 1 minuto até murchar. Junte a cenoura ralada e refogue por mais 2 minutos para murchar. Adicione o alho, o anchova e mexa por 1 minuto.
-Junte à panela o extrato de tomate e misture bem. Regue com a água e mexa com a espátula, raspando o fundo da panela para dissolver os queimadinhos. Acrescente o shoyu, o vinagre, o cravo em pó e deixe cozinhar até ferver.
-Assim que ferver, volte a carne para a panela. Junte a ervilha, o tomilho debulhado e misture. Diminua o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela, até o recheio encorpar.
-Transfira o recheio para o refratário untado com azeite e cubra com o purê de batatas reservado – espalhe com as costas de uma colher para cobrir toda a carne. Com um garfo, raspe a superfície do purê para marcar e polvilhe com queijo ralado a gosto – assim ele fica bem rústico para gratinar.
-Leve o refratário ao forno e deixe assar por cerca de 20 minutos até dourar. Retire do forno e sirva a torta a seguir.