Espaguete com almôndegas e molho feito com passata de tomate | Rita Lobo
Rita Lobo ensina como fazer espaguete com almôndegas e molho com passata de tomate: o clássico almoço de domingo. A macarronada nunca mais vai ser a mesma! A receita é clássica, mas tem diversos atalhos que deixam o preparo mais prático. A chef também mostra o passo a passo completo de uma almôndega caseira DELICIOSA!

Ingredientes:
Para as almôndegas:
500 g de patinho moído
½ cebola
2 dentes de alho
1 ovo
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino
¼ xícara (chá) de farinha de rosca
6 ramos de salsinha
1 colher (chá) de sal
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Azeite a gosto

Para o macarrão e o molho:
500 g de espaguete
4 xícaras (chá) de passata de tomate
1 cebola
2 dentes de alho
2 folhas de louro
Azeite a gosto
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Queijo parmesão ralado a gosto para servir
Folhas de manjericão para servir

Modo de Preparo:
Para as almôndegas:
Descasque e pique fino a cebola e o dentes de alho. Lave, seque e pique fino a salsinha.

Numa tigela grande, coloque a carne moída, a cebola, o alho e tempere com o sal e pimenta a gosto. Em outra tigela pequena, quebre o ovo e junte à carne – se ele estiver estragado você não perde a receita.

Misture os ingredientes com as mãos, amassando bem por cerca de 2 minutos. Forme uma bola de carne e arremesse contra a tigela algumas vezes para a carne liberar o colágeno – isso evita que as almôndegas desmanchem na hora de fritar.

Adicione o queijo parmesão, a salsinha e a farinha de rosca à carne e amasse novamente para incorporar os ingredientes.
Para modelar as almôndegas: unte as mãos com azeite e enrole porções da massa em bolinhas do tamanho de uma bola de pingue-pongue – no total você terá 30 almôndegas. Transfira para uma travessa e reserve.

Para o macarrão e o molho:
Leve uma panela grande com 3 litros de água ao fogo alto para ferver — ela será utilizada para cozinhar o macarrão. Enquanto isso, prepare o molho.

Descasque e pique fino a cebola. Descasque e bata os dentes de alho no pilão com uma 1 colher (chá) de sal, até formar uma pastinha.

Leve uma frigideira grande de borda alta ao fogo médio (se preferir utilize uma panela grande). Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e coloque metade das almôndegas, uma ao lado da outra sem amontoar.

Deixe dourar por cerca de 5 minutos, mexendo a frigideira de vez em quando para rolar as almôndegas e dourar por igual. Transfira as almôndegas douradas para uma travessa e repita com o restante, regando a frigideira com mais azeite.

Mantenha a frigideira em fogo médio e regue com 1 colher (sopa) de azeite. Adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 5 minutos até murchar bem e dourar. Regue com 1 concha de água fervente e raspe bem o fundo da frigideira para dissolver os queimadinhos – eles dão sabor ao molho.

Junte o alho e mexa bem por 1 minuto para perfumar. Adicione a passata de tomate, as folhas de louro, tempere com pimenta e deixe cozinhar em fogo médio até ferver.

Volte as almôndegas douradas à frigideira com o molho, abaixe o fogo e cozinhe por mais 6 minutos.

Enquanto isso, aproveite para cozinhar o macarrão: assim que a água da panela ferver, misture 1 colher (sopa) de sal, acrescente o macarrão e cozinhe pelo tempo indicado na embalagem ou até ficar al dente – mexa de vez em quando para soltar os fios.

Assim que estiver cozido, escorra a água do espaguete e volte o macarrão para a panela. Junte 1 xícara (chá) do molho de tomate e misture delicadamente com uma pinça – assim o macarrão absorve o sabor do molho e os fios ficam soltinhos para servir.

Transfira o espaguete para uma travessa e sirva com o restante do molho, as almôndegas, queijo parmesão ralado e folhas de manjericão a gosto.