RISOTO DE TOMATE: prato típico da culinária italiana com tomate assado | Rita Lobo
Rita Lobo ensina como fazer RISOTO DE TOMATE, prato típico da culinária italiana com tomate assado. Nesta versão da receita de RISOTO, o TOMATE faz parte do preparo e da finalização, dando cor e sabor. O prato pode ser servido acompanhada de salada caprese.

Ingredientes:
Para os tomates assados:
6 tomates-holandeses
1 colher (sopa) de azeite
3 ramos de manjericão
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Para o risoto:
2 xícaras de chá de arroz para risoto (arbóreo)
1 xícara de chá de passata de tomate
1 cebola
1 dente de alho
½ xícara de chá de vinho tinto
1,5 litro de caldo de legumes caseiro
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de manteiga
⅔ de xícara de chá de queijo parmesão ralado
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
12 muçarelas de búfala tipo cereja
folhas de manjericão variadas (comum, basilicão, miúdo e roxo) a gosto

Modo de Preparo:
Para os tomates assados:
Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).
Lave, seque e corte os tomates em quartos no sentido do comprimento. Transfira os tomates para o centro de uma assadeira grande, de preferência antiaderente.
Adicione os ramos de manjericão, regue com o azeite e tempere com sal e pimenta a gosto. Misture com as mãos para envolver todos os pedaços no azeite e distribua os gomos na assadeira, com a parte da pele voltada para baixo — assim ela não se solta ao assar.
Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos, ou até que os tomates estejam macios. Reserve.

Para o risoto:
Lave e seque as folhas de manjericão. Descasque e pique fino a cebola. Descasque e fatie o alho em lâminas. Leve uma panela média com o caldo de legumes ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e mantenha o caldo aquecido durante todo o tempo de preparo do risoto.
Leve uma panela grande ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite e refogue a cebola com uma pitada de sal até murchar. Acrescente o alho e misture por 1 minuto. Junte o arroz e refogue por 3 minutos para envolver bem os grãos no azeite. Tempere com sal e pimenta — lembre-se de que o caldo caseiro não leva sal!
Regue com o vinho e mexa até secar. Junte a passata de tomate, 2 conchas do caldo e misture bem. Tempere com sal e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até secar. Adicione mais caldo, de concha em concha, e mexa até que o risoto fique no ponto. O grão deve estar cozido mas ainda durinho no centro (al dente) — esse processo leva cerca de 20 minutos. Atenção: depois da última adição de caldo, mexa e desligue o fogo. Não deixe secar completamente; o risoto deve ficar bem úmido. Acrescente a manteiga, o parmesão e misture bem.
Sirva a seguir com os tomates assados, a muçarela de búfala rasgada, as folhas de manjericão, pimenta-do-reino e azeite a gosto.