Receita Salada de Repolho com Molho Oriental | Rita Lobo | Cozinha Prática Verão
Rita Lobo ensina como fazer SALADA DE REPOLHO com cenoura e pepino. Ela ainda acompanha um molho oriental à base de shoyu e é perfeita para levar na marmita, seja para levar para o trabalho ou até mesmo em um piquenique com as crianças! #RitaLobo #CozinhaPrática #Receitas
Ingredientes:
1 maço de alface-americana
½ repolho roxo (cerca de 3 xícaras [chá])
1 cenoura
1 pepino
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
3 colheres (sopa) de shoyu (molho de soja)
2 colheres (sopa) de vinagre de arroz
6 colheres (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de óleo de gergelim torrado
gergelim preto torrado a gosto para servir
Modo de preparo:
Corte o maço de alface-americana ao meio, apoie a parte plana na tábua e fatie as metades em tiras de 1 cm. Com um fatiador de legumes (ou mandolim), corte o repolho em fatias bem finas; vá passando o repolho pelo mandolim, com cuidado para não fatiar o miolo central, que é muito firme. Se preferir, descarte o miolo e fatie fino o repolho com a faca.
Transfira as folhas para uma tigela grande, cubra com água e adicione o bactericida de sua escolha. Deixe de molho por 15 minutos. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.
Lave e seque a cenoura e o pepino. Descasque e passe a cenoura pela parte grossa do ralador. Descarte as pontas e corte o pepino ao meio no sentido do comprimento; corte cada metade em 4 tiras e as tiras em fatias de 1 cm.
Para fazer o molho: num pote de vidro com tampa, coloque o açúcar, o shoyu, o vinagre, o óleo e o óleo de gergelim; tampe e chacoalhe bem para misturar.
Em vez de escorrer, retire as folhas da água — assim as sujeirinhas ficam no fundo da tigela. Enxágue e seque bem as folhas na centrífuga de saladas.
Transfira as folhas para uma saladeira (ou tigela grande), junte a cenoura e o pepino e misture bem. Salpique o gergelim e sirva a seguir com o molho.
OBS.: a salada pode ser mantida na geladeira temperada por, no máximo, 1 hora; depois disso, as folhas murcham muito e perdem a textura.