Cuscuz Marroquino com Queijo Coalho e Cebolas Fritas por Rita Lobo
Rita Lobo ensina como fazer CUSCUZ MARROQUINO com queijo coalho, cebola frita e ervas frescas. A receita, com ajuda do ator Leandro Lima, além de ser fácil de preparar, pode ser servida como acompanhamento ou prato principal.
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de cuscuz marroquino
3 cebolas
200g de queijo de coalho em peça
1 xícara (chá) de castanha-do-pará (cerca de 150g)
2 xícaras (chá) de água fervente
½ xícara (chá) de óleo (para fritar a cebola)
azeite a gosto
sal a gosto
raspas de 2 limões
7 ramos de coentro
4 ramos de hortelã
4 ramos de salsinha
folhas de ervas frescas a gosto para servir
Modo de preparo:
Leve uma chaleira (ou panela) com a água ao fogo alto para ferver.
Numa tigela grande, coloque o cuscuz marroquino, junte 2 colheres (sopa) de azeite e tempere com 1 colher (chá) de sal. Regue com a água fervente, misture e tampe com um prato para abafar. Deixe hidratar por 5 minutos. Enquanto isso, prepare o restante dos ingredientes.
Descasque e corte as cebolas em meias-luas finas. Corte o queijo de coalho em cubos de 1 cm. Pique grosseiramente as castanhas. Lave, seque e pique grosseiramente as ervas.
Passados os 5 minutos, solte o cuscuz hidratado com um garfo e reserve.
Leve uma frigideira grande com o óleo ao fogo médio — a quantidade de óleo pode variar de acordo com o tamanho da frigideira, use o suficiente para cobrir bem o fundo. Forre uma travessa com papel-toalha.
Assim que o óleo aquecer, acrescente ⅓ das cebolas fatiadas e deixe fritar por cerca de 5 minutos até dourar — não coloque toda a cebola de uma só vez, pois algumas vão queimar e outras ficar brancas. Mexa de vez em quando com uma escumadeira para não queimar. Atenção: assim que a maioria das fatias dourar, transfira a cebola frita para a travessa forrada com papel-toalha. Em poucos segundos a cebola pode queimar! Repita com o restante e reserve.
Leve uma frigideira antiaderente grande ao fogo médio. Regue com 2 colheres (chá) de azeite, adicione os cubos de queijo e deixe dourar por cerca de 5 minutos. Nos primeiros minutos, deixe o queijo dourar sem mexer, assim ele não derrete. Depois, mexa para dourar todos os lados por igual.
Adicione o queijo dourado ao cuscuz; junte a cebola frita, a castanha, as ervas picadas, as raspas de limão e misture bem — você pode reservar um pouco do queijo, da cebola e da castanha picada para a decoração. Sirva a seguir com folhas de ervas frescas e regado com azeite.
OBS.: essa salada pode ser feita com antecedência e mantida na geladeira de um dia para o outro.