Como fazer o Bolo com Cobertura de Suspiro da Rita Lobo

Ingredientes:
Para o recheio:
500 ml de leite
3 gemas
¾ de xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de amido de milho
½ fava de baunilha (ou 1 colher (chá) de extrato)
1 colher (sopa) de manteiga

Para a massa:
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
100 g de manteiga em temperatura ambiente
2 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a fôrma

Para o merengue:
4 claras (reserve as gemas para o recheio)
1 ½ xícara (chá) de açúcar
1 pitada de sal

Modo de Preparo:
Para o recheio:
Numa panela média, coloque o leite, as sementes da baunilha, metade do açúcar e leve ao fogo médio para ferver.

Numa tigela, junte as gemas, o restante do açúcar e mexa bem com um batedor de arame até formar um creme. Junte o amido de milho e misture bem.

Assim que o leite ferver, abaixe o fogo. Aos poucos, de concha em concha, acrescente metade do leite quente às gemas, mexendo bem a cada adição – isso evita que as gemas cozinhem com o calor do leite.

Volte a mistura para a panela em fogo baixo e mexa com o batedor até engrossar. Desligue o fogo e misture a manteiga.

Transfira o creme ainda quente para uma assadeira pequena (ou travessa) – assim ele esfria mais rápido. Cubra com filme, deixando em contato com o creme – isso evita a formação de uma película na superfície.

Leve à geladeira e deixe esfriar, por cerca de 2 horas (se preferir, prepare o recheio no dia anterior).

Para a massa:
Preaqueça o forno a 170 ºC (temperatura baixa). Atenção: como nesta receita o merengue vai ser assado junto com o bolo, separe os ingredientes das duas etapas antes de começar a bater a massa.

Unte com manteiga duas assadeiras redondas, de fundo removível e 22 cm de diâmetro. Corte uma tira de papel-manteiga para forrar a parede de umas das fôrmas e unte novamente com manteiga sobre o papel – isso impede que o merengue grude ao assar.

Polvilhe o fundo e laterais das duas fôrmas com farinha e bata bem sobre a pia para retirar o excesso.

Numa tigela, misture a farinha com o sal e reserve.
Coloque a manteiga na batedeira e bata até que ela fique clara. Diminua a velocidade da batedeira e adicione o açúcar aos poucos.

Bata por mais 5 minutos até formar um creme pálido. Se precisar, pare de bater e raspe a lateral da tigela com uma espátula.

Junte os ovos, um a um, batendo para misturar entre cada adição. Diminua a velocidade da batedeira e adicione a mistura de farinha, alternando com o leite – a cada adição, bata apenas para misturar.

Transfira a massa para uma tigela e reserve. Atenção: o fermento só vai entrar na massa antes de ir para o forno, quando o merengue já estiver pronto – do contrário ele já começa a reagir e o bolo pode ficar solado.

Para o merengue:
Na tigela da batedeira (limpa), coloque as claras com uma pitada de sal e bata até o ponto de neve: comece em velocidade baixa, quando espumar aumente a velocidade gradualmente e deixe bater até formar picos.

Mantenha a batedeira em velocidade média e acrescente o açúcar aos poucos, de colher em colher – isso garante um merengue bem lisinho.

Deixe bater por mais alguns minutos até formar um merengue firme e brilhante. Reserve.

Misture o fermento na massa de bolo e divida a massa nas duas fôrmas untadas, nivele com a espátula para deixar bem retinha – pode parecer pouca massa, mas lembre-se que você está assando as 2 camadas de bolo separadamente.

Com uma espátula, mexa bem o merengue para tirar o excesso de ar – isso evita que o merengue infle demais ao assar e depois murche e rache em excesso.

Espalhe o merengue sobre a massa na fôrma com o papel-manteiga, pressionando delicadamente com a espátula para nivelar.

Leve as duas fôrmas ao forno e deixe assar por cerca de 50 minutos – o merengue deve ficar firme, mas sem dourar. Retire os bolos do forno e deixe esfriar completamente antes de desenformar.